Como deixar o cachorro sozinho em casa
Confira essas dicas simples feitas pelo blog Zee.Dog, o Zee Daily, para que a sua saída seja menos traumática.
EVITE O “TCHAU” E O “OIMEUAMORZINHOLINDOCHEGUEIQUESAUDADEEEEEEEE”
Até por um certo sentimento de culpa, nos despedimos de uma forma calorosa, ou fazemos uma festa enorme quando chegamos de volta em casa.
Ocorre que esse tipo de comportamento pode, muitas vezes, reforçar a ansiedade dos cães.
A separação e o reencontro devem ser encarados como hábitos normais e corriqueiros, sem muito alarde ou procedimentos especiais.
Se seu cachorro for muito grudado em você, e não aceita muito bem você sair de casa, tente distraí-lo com brinquedos inteligentes, ou brinquedos recheados, como esse incríveis aqui.
SOZINHO, MAS CALMO
É da natureza do cachorro não gostar de ficar sozinho, mas ele pode aprender a conviver com essa necessidade.
Acostume-o aos poucos com a sua saída. Saia de casa por alguns minutos, e não vá muito longe. Assim, se ele latir, você ainda será capaz de ouvi-lo. Se ele ficar meio “descontrolado”, só retorne quando ele se acalmar.
O intuito com esse exercício é fazer com que ele fique calmo pois tem a certeza de que você sempre irá voltar.
VÁ PRA RUA ANTES DE IR PRA RUA
Passeie com seu cachorro antes de você sair.
Nada deixa o cão tão relaxado e feliz quanto uma boa caminhada. Assim, não só ele gastará um pouco de energia, como ainda corre o risco de tirar um belo de um cochilo enquanto você estiver fora.
Além disso, com menos energia armazenada, ele ficará mais calmo durante a sua ausência.
DEIXE ALGO PARA ELE FAZER
Essa é uma das soluções mais bacanas e simples. Diversos donos reclamam que o cachorro destruiu algum objeto da casa, porém não deram nenhuma outra opção para o cachorro se distrair.
Ofereça opções interessantes para o seu cachorro explorar quando ele estiver sozinho em casa.
Brinquedos inteligentes e ossos recreativos são formas do seu cachorro se divertir quando estiver sozinho. Aliás, não precisam ser oferecidos somente quando não há ninguém, mesmo por que alguns nem são adequados para ser deixado com o cão sozinho, uma vez que tem peças pequenas.
Muitos deles são em formato de quebra cabeça e, ao resolvê-lo o cão se cansa mentalmente e tende também a ficar mais relaxado quando fica sozinho.
LIGUE A TV
Como nós, os cachorros são sensíveis a sons e imagens. O som deixa o cão mais relaxado na ausência do dono e diminui a sua ansiedade de estar sozinho.
Ao invés de colocar em um canal com bastante barulho e troca de imagens, coloque em programas mais calmos. Deixar em um programa de natureza com música clássica, por exemplo, acalma o seu cachorro mais do que um filme de ação.
SAIA, MAS FIQUE PRESENTE
Uma boa parte dos maus comportamentos dos cães é fruto da ansiedade pela separação com o seu dono. Neste caso, é interessante deixar algum objeto que tenha cheiro (por exemplo uma camiseta) seu em um ponto estratégico da casa.
A ideia é que o animal fique mais tranquilo quando se deparar com o objeto.
FLORAIS NELE
Florais ajudam os cachorros a lidarem com as suas emoções e, dessa forma, reduzem os maus comportamentos e danos que eles causam quando expressam essas emoções.
Um floral indicado para ansiedade da separação, por exemplo, é o Carência e Síndrome de Abandono, que ajuda o cachorro a lidar com suas emoções e insegurança quando ele fica sozinho.
Os florais abordam a parte emocional do seu cachorro e é uma boa opção para testar dado que a ansiedade da separação está relacionada às emoções de ficar sem o dono.
SOZINHO, MAS ACOMPANHADO
Muitos cães que sofrem, choram e uivam passando horas sozinhos em casa adorariam ter a companhia de outros animais em casa durante a sua ausência. Outros animais não irão te substituir, mas podem ajudar a amenizar a situação e tranquilizar o seu cão.
No caso de outros cães, além da companhia, eles possibilitam brincadeiras e distração.
Você pode considerar, ainda, um gato ou até mesmo outros animais.
Logicamente, para tomar essa decisão e garantir a segurança tanto do seu cão atual como do novo animal, você deve levar em conta a personalidade, a raça do seu cão e sua disponibilidade para proporcionar o devido treinamento na introdução de um novo animal.
Converse com um especialista em comportamento canino para saber como introduzir um novo animal na família.