10 segredos que seu cão nunca contaria
Os animais se comunicam de diversas formas, mas nem sempre é o suficiente para entendê-los, não é? Quando se trata de saúde e bem-estar, fica mais ainda complicado reparar quando eles não estão bem. Afinal, eles não falam. Seria fantástico se eles conseguissem nos descrever o que estão sentindo. Mas animais que falam só nos contos de fadas, se falassem, também não diriam. Descubra dez segredos que o seu cachorro não contaria nem em sonhos:
“Estou machucado”
Identificar quando seu animal está sentindo dor pode não ser uma tarefa muito fácil.Os bichos são ótimos atores e escondem quando algo não está bem. Trata-se de algo ancestral e instintivo. Quando está fragilizado, ele fica vulnerável para predadores, que pressentem a fraqueza.
“Estou com coceira”
Em muitas ocasiões, os donos de pets só se dão conta que o animal está sofrendo de algum problema dermatológico, quando feridas e falta de pelos ficam visíveis. Antes de chegar a esse estágio, os cachorros dão sinais que estão com coceiras. Se seu cachorro se morder ou se coçar, preste mais atenção nele. Se passar do limite do bom senso, leve-o ao veterinário.
“Você está colocando mais comida do que preciso”
Cães e gatos sempre vão comer o quanto que você colocar, mesmo que seja a mais do que é necessário. Você, por acaso, consegue imaginar o seu animalzinho recusando comida? Acredite, cães, gatos, cabras e cavalos são capazes de comer até a morte.
“Estou cansado”
Às vezes, os donos acham que o seu bichinho está amuado, com calor e até simplesmente cansado. É preciso tomar cuidado. Cansaço pode esconder doenças sérias e graves, como diabetes, anemia, osteoporose, doença no coração, câncer, entre outras. Se você desconfiar que seu animal está cansado demais, leve-o à uma consulta ao veterinário.
“Você está embaçado”
Será muito difícil conseguir reparar que o seu animal está com problema de visão. Quando acontece uma cegueira súbita, fica mais fácil reparar alguns sinais. Mas quando o pet perde gradativamente a visão, o início, principalmente, é quase imperceptível. O motivo da dificuldade de os donos não repararem que o pet está com dificuldade de enxergar é que eles se adaptam muito bem à nova condição.
“Estou enjoado”
Realmente é muito difícil conseguir descobrir quando o animal está enjoado. Geralmente, os donos só reparam que há alguma coisa estranha quando eles vomitam. Se o seu animal de estimação estiver salivando ou lambendo os lábios constantemente, pode ser que esteja enjoado.
“Estou com calor”
Assim como você nunca ouvirá o seu animal dizer que “você colocou comida demais para ele”, ele também nunca dirá que “está com calor e cansado para brincar ou passear”. Os animais irão aguentar a caminhada ou a brincadeira até chegarem à exaustão. Por isso, quando o animal ficar para trás, seja numa caminhada, corrida ou brincadeira, significa que chegou a hora de parar.
“Minhas patas estão queimando”
Os cães vão andar em calçadas quentes por horas, se precisar, sem reclamar. Mas é preciso tomar cuidado: as almofadinhas das patas queimadas doem demais e demoram para cicatrizar.
“O que você disse?”
Perda de audição é uma das coisas complicadas– talvez a mais difícil – de descobrir. É necessário descobrir sozinho com vários testes, ao menor sinal de desconfiança.
“É a minha barriga ou são as minhas costas?”
Outro problema muito difícil de descobrir. Quando os cachorros têm dores nas costas eles se comportam como estivessem com dor de barriga e vice-versa. Os sintomas de que algo não está bem (ou na barriga, ou nas costas) vão de calafrios e tremores a deixar de pular e correr. No geral,eles não agem normalmente. Outra coisa visível é que um animal com dor na barriga ou nas costas age negativamente se apanhados por baixo.
Fonte: Vetstreet