Seu cão está agressivo? Pode ser medo

Cachorro Bravo

Existem inúmeros cães que quando estão com medo são agressivos, mas nem sempre os donos reconhecem esse problema e acabam liando com ele de forma errada. Já aconteceu de alguma vez você receber algum familiar ou amigo e o seu cachorro querer avançar na sua visita? Quando seu cão está com medo, ele late e rosna sem parar? Parece que ele esqueceu da amizade entre vocês e não quer que você chegue nem perto dele? Se você tenta tocá-lo, ele ameaça avançar? Se a maioria das suas respostas for ‘sim’, seu cão está com medo de alguma coisa e, por isso, está com o comportamento agressivo.

Fique calmo. Ele tem jeito. Não será simples e fácil, como qualquer adestramento, mas será recompensador. O zootecnista Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet, em um do seus episódios do programa ‘Missão Pet’, no canal NatGeo, lembra que criar situações inusitadas e treinar o cão para lidar com elas é uma saída importante para lidar com o problema. Se você quer que o seu cachorro nunca sofra desse mal, é importante sociabilizá-lo desde filhote. O ideal é a partir dos três meses de vida. Mas se ele for adulto e tem agressividade por medo, as dicas a seguir devem ajudar:

A causa

O primeiro passo é descobrir exatamente quais são os estímulos que ameaçam o cachorro. Preste atenção em objetos como vassouras, guarda-chuvas, esguichos e, principalmente, naqueles que façam barulho, como aspiradores de pó, secadores, liquidificadores, etc. Gestos e atitudes como se abaixar para fazer carinho pode trazer medo para o animal também, assim como locais, sala de veterinários e pet shops.

Prevenir

Depois de descobrir o que deixa o seu cão com medo, evite expor o animal a esses estímulos. Nunca o force a enfrentar essas situações ameaçadoras. Se você tentar à força e ele se sentir ameaçado, a agressividade pode ficar incontrolável.

Cuidar

Se não houver jeito e você precisar colocar o animal em situações que o deixarão estressado, use sempre uma guia e coleira para poder controlá-lo.

Ensinar

Estimule obediência básica. Ensine comandos básicos como ‘senta, deita, fica’. Incentivar estes comandos ajuda a controlar melhor o animal em situações que causam medo.

Treinar

Depois de saber exatamente quais são os estímulos que amedrontam o animal, trabalhe associando-os com situações positivas. Brinquedos e petiscos são geniais. Para isso, é necessário que o cão fique a uma distância segura do que o incomoda e que você o recompense sempre que ele não demonstrar nenhum tipo de medo ou de agressividade. Quando o cachorro demonstrar mais calma, diminua a distância, até que eles estejam bem próximos. É necessário trabalhar com calma e observar bem as reações do bicho. Aproximar rápido demais pode causar mais traumas.

Condicionar

Quando o cão demonstrar agressividade, com latidos ou rosnados, interrompa rapidamente o comportamento com um spray de água ou somente um ‘não’ forte e sério. Não use punições severas, como tapas ou castigos, pois o cachorro associa o estímulo ao medo. Desse modo, cria-se uma situação desagradável e estressante. O animal fica mais ansioso, e tudo isso pode gerar ainda mais agressividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *