O que é zoonose?
Várias vezes, ao longo da vida, escutamos a palavra zoonose, mas nem sempre todo mundo sabe o que significa. Você sabe o que é uma zoonose? Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. Elas podem ser de origem bacteriana, viral, fúngica, parasitária, dentre outras. Vale ressaltar que pássaros, roedores, morcegos, entre outros animais podem ser transmissores de zoonoses, não somente cães e gatos domésticos.
Os Centros de Controles de Zoonoses, o famoso CCZ, tem como objetivo controlar o índice de doenças transmissíveis de animais para seres humanos, além de realizar campanhas de vacinações de cães e gatos para prevenir as zoonoses de modo geral. O profissional que tem como dever combater as zoonoses é o médico veterinário. Por isso, a melhor forma de evitar uma zoonose é a consulta periódica do seu animal ao profissional.
Existem muitas zoonoses no Brasil, tendo incidências e doenças diferentes conforme a região do país. O veterinário George Augusto von Schmalz Portella de Macedo escreveu um artigo para o Portal do Dog explicando as doenças mais comuns que existem em todo o território brasileiro. Confira:
Raiva: Doença transmitida através da saliva do animal, inoculada muitas vezes por mordida. É uma das zoonoses que mais se destaca no Brasil, devido à sua grande incidência no território nacional. É uma doença que acomete o sistema nervoso do animal e do homem e tem como sintomas principais: salivação excessiva, hidrofobia, fotofobia, anorexia, depressão e agressividade. Desde 2010, a cidade de São Paulo não tinha campanha antirrábica, quando foram registradas algumas mortes de animais após serem vacinados. A campanha voltou a ser realizada em 2012. O Ministério da Saúde, que distribui as doses aos Estados, afirma que o processo de produção foi aperfeiçoado. Faz 11 anos que o Estado de São Paulo não registra casos de raiva humana. E não se esqueça, a vacina antirrábica é obrigatória.
Leishmaniose: A Leishmaniose Visceral Canina é uma das doenças mais graves que podem afetar o seu animal. É uma moléstia que é transmitida através do mosquito-palha, do gênero Lutzomyia. Este é normalmente transmitido para o cão e, consequentemente, ao ser humano, devido à picada do mosquito. Os sinais clínicos são: crescimento exacerbado das unhas, lesões inflamatórias nas mucosas do nariz e da boca, febre, perda de peso, palidez da mucosa, ascite, anemia e indisposição.
Leptospirose: Transmitida principalmente pela urina dos roedores, mas também por bovinos, suínos e caninos. A leptospirose é uma das zoonoses que recebe maior atenção pelos órgãos públicos, tendo a sua maior dispersão em lugares alagadiços. Os sintomas são: febre, diarreia, vomito, depressão, tosse, insuficiência renal, hepática e respiratória.
Dirofilariose: Doença transmitida também por mosquito, é uma das enfermidades que causa maior receio na população. Também conhecida como verme do coração, a dirofilariose vem aumentando seu índice ao longo dos anos. A sintomatologia é: insuficiência cardíaca, oposição ao esforço físico, tosse crônica, taquipnéia e em muitos casos morte súbita.
Ancylostoma Canuinum: É é um tipo de verme que possui o corpo alongado e cilíndrico. Um verme já adulto, tem um comprimento médio variando entre 11 e 23 milímetros, tendo a pele lisa e flexível. O parasita Ancylostoma Caninum infecta os cachorros, causando-lhes a verminose Ancilostomose Animal, mas nos seres humanos causam uma zoonose através da larva Migrans Cutanea, popularmente chamada de bicho geográfico. Os sintomas são: diarreias, vômitos, prostração, perda de apetite, perda de peso e de pelos e consequentemente anemia. Também acarreta um enfraquecimento do sistema imunológico do cachorro, deixando-o vulnerável e suscetível de ser acometido por outras enfermidades.
Giárdia: Causada pelo protozoário G. intestinalis (também conhecido por G lamblia ou G duodenalis) e hoje é considerada a doença protozoal entérica (intestinal) clinicamente mais preocupante em cães. Este parasita intestinal além de ser responsável por causar danos à saúde dos animais (cão, gato, gado, roedores, entre outros), pode eventualmente infectar o homem.