Gatos abandonados serão recolhidos
Neste fim de semana, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e a Secretaria de Saúde (SMS) iniciarão uma ação imediata, com o recolhimento dos animais abandonados do Parque da Aclimação. O serviço, coordenado pelo setor de Gatos do Centro de Controle de Zoonoses/SP COVISA/PMSP, objetiva o controle populacional de felinos. Os gatos serão removidos para esterilização e submetidos a outros procedimentos que lhes assegurem a saúde animal, dando-lhes real oportunidade de adoção futura. Após receber os cuidados necessários, os felinos serão devolvidos para o parque.
O abandono é uma infração (Lei N°10309, Lei N°13.131/2001, Lei Federal N°9605/98 e, Decreto 41.685/2002), da mesma forma que o gesto de alimentar animais abandonados (Lei Municipal nº 10.328, de 1987). A pretensa “generosidade” de quem alimenta o animal de rua oculta terríveis realidades. A primeira é que o ato em si mantém o felino sentenciado ao abandono. A segunda é que esse animal, sem qualquer cuidado médico veterinário, põe em risco a vida dos animais silvestres – que deveriam permanecer protegidos nos parques municipais e das próprias crianças que brincam nos tanques de areia.
Além de dizimar os pássaros, os gatos transmitem sérias doenças, como a sarna felina, a mamíferos como Saruês e Bichos-preguiça. Muitos deles, que deveriam estar protegidos pelo Município, chegam a óbito. O munícipe que alimenta o animal abandonado, embora imbuído da melhor das intenções de aplacar sua fome, não percebe o mal que promove à cadeia.
A SVMA lembra a importância de conscientizar os moradores sobre como cuidar dos felinos, que merecem comida e cama quentinha! A castração das fêmeas – serviço gratuito realizado pela Prefeitura – evitará o abandono de futuras ninhadas. O serviço de zoonoses também orienta sobre vacinação e sobre o RGA (Registro Geral Animal). Mais informações podem ser obtidas pelo portal 156. A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) mantém uma Praça de Atendimento, que recebe os munícipes de segunda a sexta, das 9h às 16h. O endereço é Rua Santa Isabel, 181 – Vila Buarque, e o e-mail é zoonoses@prefeitura.sp.gov.br