Saiba como usar o ‘NÃO’ na hora certa
O adestramento não se consiste apenas em ensinar truques ao cachorro. O objetivo principal é permitir que a relação entre dono e animal se mantenha harmoniosa, por meio da melhora da comunicação entre ambos.
É necessário que o líder da matilha seja o dono do cão e, não ao contrário. Adestrar um cão requer paciência e tempo, mas depois, tanto as ações, quanto as reações, dele e sua, vão virar rotineiras e espontâneas. Leia “Como ser o líder do seu cão“.
Algumas dicas são importantes para não apenas evitar problemas durante o treinamento, como também fazer com que ele seja realmente eficaz. O blog Cão Cidadão, do Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet, publicou algumas, confira:
Uso da palavra “não”
Não a utilize a todo o momento. Além de deixar o animal confuso, vai perder a sua eficácia.
Desde pequenos, a principal palavra que a maioria dos cães escuta é o famoso “não”. Ela é tão utilizada que, em alguns casos, pode deixar o cãozinho sem saber o que pode ou não fazer. É importante que o dono aprenda a utilizá-la de forma controlada e certa, para ampliar a sua eficácia.
O “não” deve ser usado para sinalizar um comportamento indesejado. Por exemplo, o seu cão pega o chinelo e sai correndo pela casa. Se você for atrás dele, dando broncas, na tentativa de coibir o comportamento, o efeito pode ser o contrário. O cachorro, ao sentir que com a atitude errada ganhou atenção, ele certamente fará a ação mais e mais vezes.
Nesse caso, o correto seria falar “não” antes de o cachorro pegar o chinelo. Procure, também, não usar o nome do animal junto com o “não”.
Leia um artigo da Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão, AQUI.
Bronca
A bronca deve estar sempre associada ao comportamento errado e deve ser realizada assim que a ação ocorrer, e não depois.
Leia também: