Eduque seu cão em 10 dicas
Com certeza, você já deve ter escutado alguém dizer: “Aquela criança é mal-educada assim por culpa dos pais”. Pois bem, essa frase se encaixa perfeitamente também para os donos de cães desobedientes. Ter um cachorro educado é mais fácil do que se pensa, mas é necessário você fazer a sua parte com paciência e perseverança. O blog Almanaque Pet, uma seção no portal da Jovem Pan, publicou 10 dicas de como liderar seu cachorro. Confira:
1 – Compreenda o seu cão. Faça um esforço para se colocar no lugar dele e tente imaginar o que ele pensa, tendo sempre em conta as limitações da inteligência do seu pet.
2 – Nunca deixe seu cachorro fazer o que ele quer. Ele precisa de autorização sempre. Lembre-se de que você é o líder, e ele precisa saber disso. Voz firme e postura nesta hora são fundamentais. Acredite: ele não vai gostar menos de você por isso. Pelo contrário: faz bem a ele sentir-se liderado.
3 – É necessário recompensar o bom comportamento do cachorro para reforçar aquela determinada ação positiva. A recompensa pode ser biscoitinho, ossinho, a própria comida e até mesmo carinho.
4 – Repita o mesmo comando várias vezes. Um bom adestramento deve ser feito por 80% de repetição e apenas 20% de associação. Ou seja, para ter um cão educado, como já dito antes, é necessário uma boa dose de persistência e controle emocional.
5 – Não incentive os maus hábitos do animal em hipótese nenhuma, nem mesmo quando a atitude for “fofinha”.
6 – Para que o cão não se confunda, é necessário que todos que moram com ele falem a mesma língua. Por isso, combine com toda a família os comandos que serão utilizados. Palavras como ‘não’, ‘fica’, ‘vamos’ são fundamentais na hora do adestramento.
7 – Estimule o cérebro e os sentidos do seu cachorro. Para não deixá-lo tão estressado e irritado, os exercícios físicos são fundamentais. Muitas vezes, a agressividade é fruto da solidão.
8 – Adestre seu animal desde pequeno. O ideal é a partir dos 6 meses de vida do cão. Quanto mais velho o cão for, mais difícil será. Tem gente que acha caro o trabalho do adestrador, mas lembre-se de que, com manutenção, é para toda a vida.
9 – Reforce o mesmo aprendizado durante a vida toda dele.
10 – Cuide sempre do ambiente do cão. Ele é de extrema importância para a saúde e comportamento do animal.