CACHORROSAÚDE

Dirofilariose, o ‘verme do coração’

A Dirofilariose é uma doença de curso crônico, causada pelo parasita Dirofilaria immitis. Este parasita também é conhecido como o “verme do coração”, pois diferente da maior parte dos vermes, que são intestinais, a Dirofilaria se aloja na base do coração e artéria pulmonar, o que a torna uma parasitose de grande risco.

Os cães são os principais animais a sofrerem com esta doença, mas a Dirofilaria também pode infectar outros mamíferos e até mesmo o homem – é uma zoonose!

De que forma meu cachorro pode contrair a Dirofilariose?

Mosquito Tipo Aedes

A transmissão da doença é feita através da picada do mosquito dos gênero Aedes, Culex e Anopheles. O mosquito, quando se alimenta do sangue de um animal doente, ingere as microfilárias, que são as formas jovens da Dirofilaria.

As microfilárias se desenvolvem no organismo do mosquito e, ao picar outro animal, o mosquito transmite para o animal sadio as microfilárias.

A Dirofilariose é uma doença que ocorre em todo o mundo. No Brasil, os principais estados com animais infectados são Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro.

Quais são os sintomas da Dirofilariose?

Devo ter mais cuidado se moro no litoral?

Sim! As regiões litorâneas são as mais úmidas e por isso as preferidas pelos mosquitos transmissores da Dirofilariose. A umidade, associada à mata atlântica comum nessas regiões configura um ambiente ideal para a reprodução e disseminação dos mosquitos.

 A maior parte dos animais permanece sem sintomas até que a doença esteja bastante evoluída. Com o tempo, os vermes adultos atingem tamanhos tão grandes e em tanta quantidade, que o animal desenvolve insuficiência cardíaca, ou seja, o coração não consegue mais funcionar de forma adequada.

O animal então apresenta tosse, falta de ar, diminuição do peso, coloração mais escura da língua, intolerância ao exercício e pode haver distensão do abdômen por acúmulo de líquido.

COMO SABER SE MEU CÃO ESTÁ INFECTADO PELA DIROFILARIA?

O diagnóstico da Dirofilariose pode acontecer de duas formas. Uma delas consiste em um exame de sangue simples, onde podem ser encontradas microfilárias. A segunda forma detecta se há reação do corpo contra os vermes adultos, também através de uma amostra de sangue.

Retirado na íntegra do Faz Fácil – Bichos de Estimação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *