Cachorra aparece em esteira de bagagens

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Quando a jornalista Camila Ishibashi, 32, embarcou em 17/11, em Belém (PA), no voo da TAM JJ3555 rumo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ela não imaginava o susto que teria ao desembarcar.

Morando na cidade balneária de Salinópolis, Camila vinha a São Paulo para visitar sua família por cerca de três semanas. No bagageiro do avião havia uma carga preciosa: a pequena vira-lata Sofia, 4, que não tinha como viajar na cabine com sua dona.

Apesar de pequena, a cadelinha em sua caixa de transporte pesava 8 kg –um quilo a mais do que o permitido para o transporte de animais na cabine de passageiros.

“Sempre fico um pouco apreensiva, até porque em duas outras ocasiões a Sofia chegou com a portinha da caixa de transporte aberta, mas não dá para deixar ela sozinha em casa durante três semanas”, conta Camila.

O voo de 3h20 transcorreu sem sobressaltos. Ao chegar em Guarulhos, Camila se dirigiu à esteira de bagagens para retirar suas malas e receber em mãos –como é praxe e prometido pela TAM– sua cachorrinha.

“Chegamos à esteira e não havia ninguém lá para nos entregar a Sofia. Quando vi, a caixinha com ela dentro estava tombada, jogada na esteira de malas rodando. Fiquei desesperada”, diz a jornalista.

Apesar de a cachorrinha não estar machucada, Camila fez uma reclamação formal no setor de bagagens da TAM e junto à ouvidoria da empresa, no serviço Fale com o Presidente.

“Primeiramente, apenas recebi um pedido de desculpas e um e-mail dizendo que iam tomar atitudes enérgicas para que isso não voltasse a acontecer, mas eu quero saber concretamente o que aconteceu –se a Sofia foi jogada na esteira ou se a caixinha tombou, quem fez isso, quais medidas vão ser tomadas e se vão voltar a entregar os animais nas mãos dos donos”, diz.

“Como posso ter segurança em despachar a Sofia depois disso?”, indaga Camila.

Após inúmeros contatos feitos com a TAM sem conseguir uma resposta definitiva e as imagens da caixinha tombada de Sofia viralizando nas redes sociais, a companhia aérea procurou a passageira para explicar que o treinamento dos funcionários seria reforçado e que a caixa de transporte havia sido colocada na esteira mas havia tombado durante seu movimento.

Procurada pela reportagem, a TAM reafirmou a versão dada à passageira e esclareceu que os funcionários identificados pelo ocorrido foram advertidos.

A companhia explica que a segurança e o conforto dos animais transportados é uma prioridade e que o procedimento de entrega de animais nas mãos dos donos estava sendo reforçado a todos os funcionários do setor de bagagens da empresa.

Camila retornou com Sofia a Belém e confirmou que a cachorrinha foi recebida em mãos durante o check-in, mas mais uma vez, quase foi colocada na esteira, ao chegar em Belém. Camila reclamou com o funcionário da esteira de bagagens e, por fim, lhe entregaram a cachorrinha em mãos. Camila abriu nova reclamação com a TAM, mas segue sem resposta até o momento.

Em 19 de janeiro, o Todos a Bordo também presenciou que os animais provenientes do voo TAM JJ3387, entre Belém e Guarulhos, estavam sendo entregues a seus donos em mãos.

Retirado UOL

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