CACHORROCURIOSIDADES

Abandono de animais nas festas de final de ano preocupa ONGs

Um especialista em proteção animal alertou que alguns australianos estão abandonando seus animais domésticos nas vésperas das férias de Natal e Reveillon para evitar pagar por seus cuidados (hospedagem) enquanto estão fora.

A vice-presidente da Sociedade Australiana de Proteção Animal, Sue Thompson, disse ao The Age que as pessoas estão evitando o custo de colocar seus animais domésticos em canis, deixando os animais soltos na esperança de que eles sejam levados para um abrigo.

Alguns tutores até tentam adotar seus animais domésticos de volta depois que as férias terminam, revelou Thompson.

“Muitas vezes as pessoas vão para o exterior nas férias de Natal e, porque elas consideram que custa caropagar hotel, preferem se livrar dos animais “, disse Thompson.

Abrigos de animais em Melbourne notaram recentemente um aumento expressivo de animais domésticos a sua porta.

Alguns tutores até deixam portões e portas abertos de propósito para permitir que animais escapem para as ruas.

“Uma minoria até tenta levar o animal de volta para casa depois de voltar das férias” conta a protetora.

Thompson disse que os abrigos “nunca permitiriam isso” e enfatizou que os animais deveriam ser incluídos nos planos de Natal das famílias, por mais caro que fosse.

“Algumas pessoas deixam uma enorme sacola de comida e o que acham que seja suficiente de água no quintal para o cachorro, e viajam, mas isso pode acabar mal”, acrescentou.

Fae Pawley, do abrigo Lost Dogs Home, disse que essa é “definitivamente uma tendência com a chegada das férias”, e centro de cuidados que também funciona como hotel de animais baseado no norte de Melbourne está atualmente superlotado de gatos e cães porque os tutores não tiram os seus animais de estimação.

Os tutores de animais levados à justiça por abandono podem ser cobrados no mesmo valor que pagariam se colocassem seu animal doméstico em um hotel.

Tutores de cães processados judicialmente por abandono e condenados são cobrados em 65 dólares pelo primeiro dia e 15 dólares por dia depois disso desde que o animal esteve nas ruas.

Já tutores de gatos são cobrados 30 dólares no primeiro dia e 15 dólares por dia depois disso – ambos podem ser condenados ao pagamento de multas de até 330 dólares por deixar o animal doméstico em liberdade, solto nas ruas.

Os animais só são devolvidos aos seus tutores após a microchipagem. As informações são do Daily Mail.

Retirado: ANDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *