Pousada tem cães como guias para levar turistas até cachoeiras em Taquaruçu
Taquaruçu é um dos principais pontos turísticos de Palmas e um destino para quem quer interagir com a natureza. Mas caminhar pelas trilhas em busca de cachoeiras pode ser perigoso e um guia é sempre recomendado. Em uma pousada da região os guias são diferentes: tem quatro patas e focinho. São cachorros da raça labrador que fazem questão de levar os visitantes às cachoeiras.
“Começou com meu filho. Eles eram novinhos [os cachorros] e iam junto com ele para as cachoeiras, aí aprenderam o caminho. Agora, as pessoas vêm, eles levam e trazem, volta de novo com outra turma”, disse a dona da pousada, Astéria da Costa.
Basta alguém aparecer na trilha que Princesa, Luke e Thor estão a postos esperando. Eles só param mesmo para aproveitar os poços de água pelo caminho e seguem sem desviar do caminho.
Ao chegar na primeira cachoeira, os cães logo entram na água para se refrescar. Eles praticamente convidam os visitantes a mergulhar. Mas o passeio continua e os cães logo voltam para a trilha até a próxima parada, a cachoeira da Arara.
Os três animais conhecem o lugar mais do que qualquer pessoa. São íntimos da natureza e logo que chegam se jogam na água e aproveitam para desfrutar. Sem precisar dizer nada, eles esperam os visitantes e guiam de volta com a mesma disposição do início.
Uma outra atração da pousada da dona Astéria é um papagaio. A ave se chama Charlote e adora conhecer os turistas.
A Rafaella Parente é de Fortaleza e ficou encantada com a ave.”Quando a gente viu o papagaio ali paradinho a vontade foi chegar, brincar, pegar. Tudo chamou a nossa atenção. Ela fala, ri, interage”, comentou.
Retirado G1 Tocantins.