Quem somos

6patas 300 dpiTrata-se de um blog jornalístico sobre cães em situação de abandono e maus-tratos. A proposta é divulgar fotos e informações sobre esses cachorros, com a intenção de encontrar tutores dispostos a proporcionar uma vida digna a esses animais.

Além disso, o 6 Patas traz um conteúdo variado de notícias, campanhas e dicas de adestramento, saúde, entre outros temas úteis a quem tem cães. Ele é divido em seções: adoção, desaparecidos, dicas de adestramento, saúde e comportamento para cães resgatados das ruas e notícias.

O 6 Patas nasceu de um envenenamento. Enquanto o cão Oscar se retorcia na mesa do Pronto Socorro veterinário, a sua tutora, a jornalista Erika Bismarchi ficou indignada com a situação e passou a pensar como poderia ajudar outros tantos cães em sofrimento como o Oscar, abandonados ou que se perdem de suas famílias e passam dias nas ruas vulneráveis aos maus-tratos das pessoas. O site foi ao ar no dia 23 de julho de 2012.

Ele traz também a biografia do cão Oscar – construída a partir de pesquisas e entrevistas com pessoas que conheceram o cão ao longo de seus cerca de três anos de vida nas ruas. A história foi contada em capítulos ao longo de 11 meses e virou livro, ‘Oscar, o cão vencedor’, comercializado pela editora Clube de Autores.

O blog tem parceria efetiva com sites da causa animal, Blupet e Dono Cãociente, com o ativista do Ibama, Anderson Valle, além de atuar na assessoria de imprensa do Movimento Crueldade Nunca Mais. O 6 Patas apoia e trabalha voluntariamente para a União Internacional Protetora dos Animais, UIPA-Guarujá e para a Equipe de Proteção Animal-Luz Dourada.

Sobre a Erika Bismarchi

Erika Bismarchi é uma jornalista diletante. Diplomou-se em jornalismo para usá-lo como ferramenta de seu objetivo pessoal, contribuir para tornar o mundo melhor. Com essa ferramenta, ela já escreveu dois livros, ‘Luxuosa Luxúria’ e ‘Oscar, o cão vencedor’, e trabalhou na assessoria de imprensa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, onde realizou ações para o Departamento de Educação Ambiental 69554_513237992052200_1930438400_ne Cultura de Paz (Umapaz). É a idealizadora e mantenedora do blog 6 Patas, ajudando a combater os maus-tratos contras os animais. Foi assim também que ela foi estudar Pedagogia, para ensinar crianças e adultos portadores de necessidades especiais. Depois, começou a cursar Direito, a fim de usá-lo como instrumento de justiça. E é assim, igualmente, que hoje faz Serviço Social.

Sobre o cão Oscar

Sou um cachorro vira-lata, que já furou muito saco preto e derrubou muitas lixeiras de plástico pela  Baixada Santista. Mas sou de raça, e muito forte, por sinal. Não estou falando de raça no sentido de pedigree, mas daquela da qual tanto se fala no futebol, aquela gana de viver e sobreviver. Conheci vários outros cães na rua que desistiram lutar. Amedrontados, conformam-se com a dor e chegam a desejar a morte de tão cansativa que é a vida. Eu, não. Segundo uma veterinária, tenho cerca de três anos e meio. Para um cão, estaria saindo da adolescência. Mas já passei por muita coisa. Fui abandonado a vida toda. Tive doenças, medo e frio. Fui maltratado e machucado. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Guarujá me retirou das ruas no começo de 2012, pois como eu estava muito doente poderia transmitir alguma infecção para as pessoas. Foi a primeira e única vez que o Estado reconheceu minha existência. Sofri novamente maus-tratos, de humanos e de meus semelhantes. Agora acabou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *